Pintando a Casa: as Cores Mais Adequadas Para Cada Ambiente

Vamos a algumas dicas que podem ajudar você a escolher qual tinta comprar na hora de renovar a pintura de seu lar, de acordo com a arquiteta Maria Regina Felipe e o especialista em decoração Raul Pegas.



Para quartos de bebê

“Tome cuidado para não usar cores muito fortes para não agitar demais a criança”, diz Maria Regina. Ela prefere tons bem claros. “Para dar vida, podemos usar papéis de parede em lugares estratégicos com elementos um pouco mais fortes.”

Para quartos de criança

“Para o quarto dos filhos pode ser usada uma cor bem mais impactante, até primária, porque é uma dependência jovem, deve ter um ar mais esportivo. Fora que o uso do ambiente é mais limitado. É maior enquanto as crianças estão estudando, mas depois cada um vai seguir seu caminho. Não é um ambiente perene”, afirma Pegas.



Para adolescentes

“Meninas gostam bastante de lilás. Você pode fazer um quarto todo lilás, usando um roxo na cortina, que vai combinar com a colcha. Para meninos uso listras, tons de marrom”, diz Maria Regina.



Salas de estar ou jantar

Enquanto Pegas sugere tons off-white na cor que o morador achar mais interessante, Maria Regina conta que prefere tons terrosos para os perfis mais clássicos. “Para os jovens ouso um pouco mais nas cores, como preto e branco com toques de vermelho na decoração”, diz. Ela conta que já fez uma parede inteira em tom de cereja para um casal de pouco mais de vinte ano.



Para ambientes pequenos

A dica é usar tons claros, que dão uma sensação de amplitude. Pintar o teto de branco e as paredes em um tom off-white é uma proposta interessante.

Para ambientes grandes

Se a área a ser pintada for grande e bem iluminada, você terá mais liberdade para brincar com tons mais escuros, usando-os para destacar uma parede, desde que a cor combine com outros elementos da decoração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Técnicas de pintura: como criar o "efeito madeira"

Técnicas de pintura para envelhecimento de paredes

Técnicas de pintura: como criar o "efeito linho"