Primavera: a estação das cores e seus significados

Escolha a cor de acordo com o significado (Foto: Divulgação)

A Primavera é uma das estações mais coloridas e agradáveis do calendário. Por isso, nada melhor que renovar as energias. Pintar a casa, além de proporcionar sensações e renovações, traz vibrações especiais, seja colorindo seus ambientes internos ou externos.

Veja algumas dicas dos significados das cores:

Amarelo – A cor que representa o ouro, poder e riqueza, sabedoria, cor da concentração, comunicação, estimula a alegria. Muito boa para se usar em escritórios ou sala de estudos, e também em bares e restaurantes estimulam o apetite.

Roxo – Cor da mente e espírito, que inspira dignidade, autoridade, respeito e espiritualidade. A cor ideal para ambientes informais, escritórios ou para quartos de crianças e adolescentes.

Vermelho – Cor da vitalidade, da energia, do calor, eleva a autoestima e a sensualidade. Ambientes em que podemos usá-la: salas de estar, além de detalhes em cozinhas e salas de jantar. Cuidado: em quartos, pode-se transmitir a sensação de irritabilidade e insônia.

Azul – Cor da tranquilidade, sabedoria, harmonia, saúde e fé. Pode ser usado em quartos, bibliotecas ou salas de meditações.

Azul-turquesa – Ele pode despertar sentimentos e deixar um ambiente mais emotivo. Transmite independência, além de alegria.

Rosa – Cor da felicidade, do romantismo, alegria e jovialidade. Ideal para ambientes como quartos, hall de entrada, estudos.

Verde – Cor da natureza, leveza, do bem-estar, transparece equilíbrio e tranquilidade, ótimo para quartos, salas (em geral), e até mesmo para alguns ambientes profissionais, como consultórios, salas de cirurgias, salões de estética, etc…

Laranja – Cor da energia, criatividade, entusiasmo, equilíbrio. Estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Cor muito usada em salas de estar, escritórios, cozinhas e restaurantes.

Violeta – É a cor do equilíbrio e da espiritualidade. Transmite força e pode trazer muita harmonia ao ambiente.

Marrom – Tom ligado à natureza e está muito em alta em 2016. Todas as tonalidades de marrom, como o terra, trazem conexão com os elementos naturais.

Preto – Cor da sabedoria e espiritualidade, proporciona profundidade e elegância, mas cuidado, pois se usado em excesso, pode causar a sensação de depressão. O bacana é misturá-lo com outras cores quentes (como vermelho, amarelo, laranja), ou cores neutras, como branco e cinza.

Branco – A cor da paz, pureza, limpeza, inocência. Perfeita para cozinhas, banheiros, áreas de serviço e também espaços pequenos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Técnicas de pintura: como criar o "efeito madeira"

Técnicas de pintura para envelhecimento de paredes

Técnicas de pintura: como criar o "efeito linho"