Quente, frio ou neutro? Selecionando as cores a partir da temperatura

A temperatura de cor não está relacionada a temperatura do ambiente ou a sua temperatura corporal. Trata-se da percepção que temos das cores. E a temperatura de cor também é uma maneira de selecionar ou analisar cores em uma peça.


As matizes frias são, em essência, verde, azul e roxo. São as cores da noite, da água, da natureza e são geralmente calmantes, refrescantes, relaxantes e reservadas. O azul é a única cor primária nas cores frias, o que significa que as outras cores frias são criadas a partir da mistura do azul com cores quentes (amarelo para obter verde e vermelho para obter o roxo). A cor verde possui alguns dos atributos do amarelo e o roxo do vermelho. Usar as cores frias em uma peça pode transmitir calma ou profissionalismo.

Mas você também pode usar as cores frias para provocar sensações negativas como desinteresse, tristeza, depressão e até sonolência.

As cores quentes incluem vermelho, laranja, amarelo e variações das três cores. São as cores do fogo, do outono, por-do-sol e nascer do sol, e geralmente são energizantes, passionais e positivas. O vermelho e o amarelo são cores primárias e não são combinadas pela mistura de uma cor fria com uma cor quente. Aplicar cores quentes na sua peça pode transmitir paixão, alegria, entusiasmo e energia.

Por outro lado, elas também podem transmitir exaustão, raiva, ódio, saturação, etc.

Já as cores neutras (preto, branco, cinza e suas variações) costumam ser combinadas com cores mais brilhantes para ressaltar o efeito da cor quente ou fria; ou para tornar o layout mais sofisticado. Os significados das cores neutras são bastante afetados pelas cores que as cercam, sejam quentes ou frias.

Fonte: saibadesign.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Técnicas de pintura: como criar o "efeito madeira"

Técnicas de pintura para envelhecimento de paredes

Técnicas de pintura: como criar o "efeito linho"